O Projeto se tornou matéria de extensão universitária na UNIR – Universidade Federal de Rondônia, como divulgado na imprensa, clique aqui e assinado parceria com o Centro Paula Souza para atendimento a todas as ETEC´s e FATEC´s no Estado de São Paulo. O atendimento às empresas continua sem qualquer ônus, tendo em contrapartida (não obrigatório), tão somente, arrecadação de alimentos – SEAC
Motivação – Justificativa
O veículo de duas rodas democratizou o meio de transporte no Brasil e no Mundo, devido aos seus baixos custos de aquisição e manutenção, atrelado a economia de combustível e grande mobilidade.
Com isso, o número de motocicletas circulantes no país aumentou de forma exponencial e a sociedade não se adequou à utilização deste veículo com a mesma velocidade.
Em decorrência deste aumento, o Brasil passa por uma verdadeira epidemia de mortes no trânsito, com nefastas consequências nas contas pública e privada com ocupação de leitos hospitalares, custos médicos, afastamento do trabalho, perda do poder de compra do consumidor acidentado.
O Projeto Motociclismo com Segurança tem por objetivo colaborar com o aculturamento da sociedade levando especializada informação sobre a utilização adequada do veículo de duas rodas, abordando questões comportamentais, a utilização de equipamentos de segurança, a escolha, aquisição e manutenção da motocicleta, dentre outros temas que possam ser inseridos a pedido do parceiro desde que em sinergia com segurança viária.
Acreditando que só a educação pode alterar terrível quadro e diante da determinação da ONU com “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, eis que surge tal iniciativa, buscando aplicar o artigo 76 do CTB que determina: “nas escolas de 1º, 3º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas áreas de atuação necessárias. “
Objetivo
Criar e aplicar uma cultura de segurança Viária e de Duas Rodas.
Público Alvo
– Jovens do ensino médio e universidades públicas e privadas;
– Recém-habilitados na categoria A e B;
– Todos que utilizam a via pública como pedestre, ciclista, motociclista e motorista.
Na forma de parcerias com uma Iniciativa Privada, Prefeituras, Escolas, Faculdades / Universidades, Sindicatos, Hospitais, Indústrias e Prestadores de Serviços.
Atividades / Ações
Palestras abordando temas como:
– Álcool X Direção;
– Equipamentos de Segurança;
– Trânsito (vias públicas, estradas e legislações de trânsito)
– Comportamento;
– Motocicleta:
– Sua aquisição;
– Manutenção;
– Pilotagem com e sem garupa;
– Clima (chuva, neblina, sol);
– Pneus
Aula Prática de Pilotagem Defensiva com exercícios básicos:
– Slalom simples;
– Slalom duplo;
– Frenagem;
– Contra esterço e
– Postura na motocicleta.
Ministrado em ambiente seguro (ex.: estacionamentos) com a montagem da alameda com cones (no máx. até 38 unidades) dependendo do espaço.
Por que participar deste projeto?
“É uma excelente oportunidade de sua empresa atrelar sua imagem em uma ação social que visa diminuir os acidentes de trânsito. “
Retorno de Imagem / Marca / Mídia
O Projeto “Motociclismo com Segurança” conta com assessoria de imprensa que divulga todas as ações do Projeto.
A (s) Marca (s) de empresas patrocinadoras serão expostas:
– Nos slides das palestras;
– Nos materiais publicitários de divulgação;